As vitaminas do grupo K (K1 e K2) são necessárias para diversas funções no organismo, por isso, são indispensáveis para a saúde de vários tecidos corporais, incluindo: sangue, ossos e artérias. Além disso, o consumo adequado dessas vitaminas é importante para diversos processos que ocorrem no corpo. Conheça alguns deles:
Coagulação sanguínea
A coagulação sanguínea depende da presença de quantidade adequada de vitamina K1 no corpo. Pois essa substância é precursora do ácido glutâmico, aminoácido responsável pelo início de uma sequência de reações químicas chamada cascata de coagulação.
Consequentemente, essa vitamina melhora o fechamento de feridas, previne sangramentos excessivos e hemorragias.
Metabolismo ósseo
A vitamina K2 participa na formação óssea, pois está relacionada a uma proteína chamada osteocalcina, responsável pela densidade e força dos ossos. Além disso, essa substância também atua na manutenção da saúde dos ossos maduros.
Outra função da vitamina K é controlar a formação dos osteoclastos, células responsáveis pela desmineralização dos ossos – retirada de minerais para serem utilizados em outras funções do organismo. Portanto, previne a desmineralização excessiva, enfraquecimento dos ossos e até mesmo o desenvolvimento de osteoporose.
Prevenção de doenças cardiovasculares
Segundo estudo publicado no Journal of the American Heart Association, a ingestão adequada de vitamina K pode diminuir em até 21% o risco de hospitalização por doenças cardiovasculares relacionadas à aterosclerose. Entre elas a Doença Arterial Coronariana e o Acidente Vascular Cerebral.
Os pesquisadores acreditam que isso ocorre pela sua capacidade de proteger as artérias contra a calcificação – acúmulo de cálcio na parede das artérias.
Ação anti inflamatória
A vitamina K atua na redução da liberação de uma substância inflamatória produzida no organismo, chamada interleucina-6, por isso, atua reduzindo o processo inflamatório em todo o corpo.
Participa do controle da glicemia
A vitamina K também atua no controle do nível de glicose no sangue, pois é precursora da insulina, substância produzida pelo pâncreas, que participa do transporte da glicose para fora do sangue.
Fontes de vitamina K
A vitamina K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, incluindo hortaliças, óleos vegetais e frutas. A maior parte da vitamina K2 é produzida por bactérias presentes no intestino a partir das fontes de vitamina K1, mas também pode ser consumida em pequenas quantidades através de alimentos de origem animal e alimentos fermentados.
Hortaliças
-
couve;
-
brócolis;
-
acelga;
-
espinafre;
-
rúcula.
Óleos vegetais
-
óleo de soja;
-
óleo de canola;
-
azeite de oliva.
Frutas
-
kiwi;
-
uva;
-
abacate;
-
ameixa;
-
figo.
Alimentos de origem animal
-
fígado;
-
ovos.
Alimentos fermentados
-
iogurte natural (fermentado com lactobacilos);
-
queijos.
As vitaminas do grupo K são lipossolúveis, ou seja, são melhor absorvidas quando consumidas com óleos ou gorduras. Além disso, devido à produção de vitamina K2 ser realizada por bactérias, o consumo de probióticos e prebióticos também favorece a sua absorção.
Suplemento de Vitamina K2 MK7
O suplemento alimentar de vitamina K2 da Apisnutri contém 149 mcg de menaquinona (MK7), correspondendo a 229% das necessidades.
Esse tipo de vitamina K também participa dos processos de coagulação sanguínea e metabolismo ósseo, para aproveitar todos os benefícios provenientes dessa vitamina, basta consumir um comprimido por dia.
Clique aqui e saiba mais sobre o produto.