Importância da vitamina K para o organismo

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As vitaminas do grupo K (K1 e K2) são necessárias para diversas funções no organismo, por isso, são indispensáveis para a saúde de vários tecidos corporais, incluindo: sangue, ossos e artérias. Além disso, o consumo adequado dessas vitaminas é importante para diversos processos que ocorrem no corpo. Conheça alguns deles:

Coagulação sanguínea

A coagulação sanguínea depende da presença de quantidade adequada de vitamina K1 no corpo. Pois essa substância é precursora do ácido glutâmico, aminoácido responsável pelo início de uma sequência de reações químicas chamada cascata de coagulação.

Consequentemente, essa vitamina melhora o fechamento de feridas, previne sangramentos excessivos e hemorragias.

Metabolismo ósseo

A vitamina K2 participa na formação óssea, pois está relacionada a uma proteína chamada osteocalcina, responsável pela densidade e força dos ossos. Além disso, essa substância também atua na manutenção da saúde dos ossos maduros.

Outra função da vitamina K é controlar a formação dos osteoclastos, células responsáveis pela desmineralização dos ossos – retirada de minerais para serem utilizados em outras funções do organismo. Portanto, previne a desmineralização excessiva, enfraquecimento dos ossos e até mesmo o desenvolvimento de osteoporose.

Prevenção de doenças cardiovasculares

Segundo estudo publicado no Journal of the American Heart Association, a ingestão adequada de vitamina K pode diminuir em até 21% o risco de hospitalização por doenças cardiovasculares relacionadas à aterosclerose. Entre elas a Doença Arterial Coronariana e o Acidente Vascular Cerebral.

Os pesquisadores acreditam que isso ocorre pela sua capacidade de proteger as artérias contra a calcificação – acúmulo de cálcio na parede das artérias.

Ação anti inflamatória

A vitamina K atua na redução da liberação de uma substância inflamatória produzida no organismo, chamada interleucina-6, por isso, atua reduzindo o processo inflamatório em todo o corpo.

Participa do controle da glicemia

A vitamina K também atua no controle do nível de glicose no sangue, pois é precursora da insulina, substância produzida pelo pâncreas, que participa do transporte da glicose para fora do sangue.

Fontes de vitamina K

A vitamina K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, incluindo hortaliças, óleos vegetais e frutas. A maior parte da vitamina K2 é produzida por bactérias presentes no intestino a partir das fontes de vitamina K1, mas também pode ser consumida em pequenas quantidades através de alimentos de origem animal e alimentos fermentados.

Hortaliças

  • couve;

  • brócolis;

  • acelga;

  • espinafre;

  • rúcula.

Óleos vegetais

  • óleo de soja;

  • óleo de canola;

  • azeite de oliva.

Frutas

  • kiwi;

  • uva;

  • abacate;

  • ameixa;

  • figo.

Alimentos de origem animal

  • fígado;

  • ovos.

Alimentos fermentados

  • iogurte natural (fermentado com lactobacilos);

  • queijos.

As vitaminas do grupo K são lipossolúveis, ou seja, são melhor absorvidas quando consumidas com óleos ou gorduras. Além disso, devido à produção de vitamina K2 ser realizada por bactérias, o consumo de probióticos e prebióticos também favorece a sua absorção.

Suplemento de Vitamina K2 MK7

O suplemento alimentar de vitamina K2 da Apisnutri contém 149 mcg de menaquinona (MK7), correspondendo a 229% das necessidades.

Esse tipo de vitamina K também participa dos processos de coagulação sanguínea e metabolismo ósseo, para aproveitar todos os benefícios provenientes dessa vitamina, basta consumir um comprimido por dia.

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Por Laís Grilo

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