Importância da boa alimentação para quem pratica esportes

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A alimentação adequada, aliada à prática rotineira de atividades físicas, tem impactos positivos significativos na saúde das pessoas.

Por essa razão, é essencial refletir sobre os alimentos que você escolhe para ter à mesa, já que eles são fundamentais até mesmo para melhorar a sua performance esportiva.

Alimentos importantes para quem pratica esportes

Existem alimentos que serão seus aliados na busca por melhores resultados na sua prática esportiva cotidiana, pois eles dão mais energia e ajudam a construir um corpo mais forte.

Preze por comidas feitas com alimentos mais naturais em detrimento dos industrializados. Isso fará uma grande diferença na sua alimentação. Por isso, sempre coloque no seu carrinho de compras frutas, verduras e legumes para consumir nas refeições principais e nos lanches. Uma opção é ir semanalmente à feira mais próxima de você para repor esses itens.

Grupos de alimentos

Existem três grandes grupos de alimentos: energéticos, construtores e reguladores. É importante incorporar esses três tipos de alimentos às refeições no seu dia a dia.

Os alimentos reguladores controlam as funções do seu organismo e podem ser obtidos com a ingestão de vitaminas e fibras presentes em comidas como cenoura, rúcula, alface, tomate, morango, couve, banana, melão, laranja, manga e abacaxi.

Já os alimentos construtores colaboram na formação corpórea e na manutenção do metabolismo, sendo representados sobretudo pelas proteínas. Você pode obter essa fonte de proteína por meio de itens como feijão, amendoim, leite e derivados, queijo, ovo, pescado e carnes em geral.

Os alimentos energéticos, por sua vez, não podem ser esquecidos, pois são eles que fornecem energia mais rapidamente para o corpo. São eles os carboidratos e lipídios e podem ser obtidos ao comer arroz, pão, macarrão, batata, milho, castanhas, chocolate, manteiga e azeite.

Opções de alimentos para inserir no dia a dia

O primeiro deles é o ovo, que pode ser consumido, por exemplo, no seu café da manhã junto com um pão integral, uma tapioca ou uma porção de cuzcuz. O ovo é uma boa fonte de proteína e traz saciedade nessa refeição, além de ajudar na formação de músculos mais definidos.

Na hora do lanche, você pode optar por um iogurte natural, acrescentando granola a ele ou escolher frutas como maçã ou banana para se alimentar. A banana deve ser adicionada à alimentação de quem faz esportes, pois evita as indesejáveis cãibras.

No almoço, escolha uma fonte de carboidrato como arroz ou macarrão, adicione uma porção de salada com legumes de sua preferência, feijão, que é fonte de proteínas, e uma porção de carne, como frango.

Por fim, no jantar uma ideia é fazer tapioca com frango desfiado e uma salada de alface com cenoura ralada.

Vale destacar que o nutricionista é o profissional habilitado para elaborar uma dieta específica dependendo das necessidades de cada indivíduo. Contudo, essas dicas podem colaborar para que você tenha uma dieta mais saudável e que lhe ofereça bastante energia.

ApisNutri

A ApisNutri nasceu em 1999 e desde então colabora para que milhares de pessoas atendam as suas demandas nutricionais por meio de nutracêuticos, vitaminas, minerais e produtos de nutrição esportiva.

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