Importância da atividade física na terceira idade

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A vida é o maior e mais valioso bem que possuímos. Para poder desfrutar de uma vida longa e saudável sem enfermidades, devemos ter cuidado com a qualidade de vida, atentando-se como estão a qualidade de bem-estar físico, mental e emocional.

Para manter a qualidade tanto física ou mental ou emocional é recomendado a prática de exercícios físicos, que afetam positivamente o corpo e a mente, elevando a autoestima, diminuindo a ansiedade e melhorando o humor.

Envelhecer é um destino comum entre todos, mas não é algo para se temer. Velhice não é sinônimo de doença, pois nosso corpo, assim como tudo que existe, também se desgasta. É normal que a partir dos 40 anos haja um declínio na maioria das nossas habilidades, ficamos mais lentos e esquecemos de atividades, facilmente, no decorrer do dia, por exemplo, principalmente as pessoas que não mantiveram uma qualidade de vida tão boa.

Para melhorar ou até mesmo retardar esses efeitos causados pelo envelhecimento, a maioria das pessoas optam pelos exercícios físicos. Além de beneficiar o condicionamento físico como equilíbrio, reflexos, flexibilidade, velocidade… Praticar atividade física regularmente também ajuda no controle de doenças, como: Diabetes, Hipertensão, Alzheimer e Parkinson que são mais frequentes na terceira idade.

Não se trata apenas de um fator patológico, mas também social, sair um pouco e socializar, fazer amizades, conversar, a vida social é importante para se ter qualidade de vida. É bastante comum que na terceira idade ocorra um isolamento que pode acarretar problemas mais graves como a depressão e ansiedade, às vezes o simples fato de sair de casa para se exercitar já ajuda a combater esses problemas. Além disso, manter o corpo em forma vai melhorar a saúde em geral e, consequentemente, tornar menos suscetível a doenças, tendo assim maior expectativa de vida.

Para que um idoso inicie a prática de exercícios, antes devem ser tomados alguns cuidados. O corpo e o metabolismo não são tão diferentes na terceira idade, mas existem peculiaridades de indivíduo para indivíduo, sendo necessária a avaliação de um profissional para auxiliar a moderar a carga de atividades que o idoso poderá fazer. Mesmo sabendo todos os benefícios das atividades físicas, realizá-las de forma intensa e sem acompanhamento é perigoso. O certo é iniciar de forma leve, sempre com a orientação de um profissional, e ir regulando no ritmo que seu condicionamento for evoluindo.

De modo geral, essas atividades devem ser leves de pouco impacto para evitar lesões, e promover a força muscular, flexibilidade e o equilíbrio. Dentre as opções de tipos de exercícios para se praticar, a musculação está entre as principais, pois durante o seu dia a dia, encontramos situações que necessitam força em um curto espaço de tempo, por exemplo: levantar, subir escadas, carregar um objeto, etc., e que exigem uma potência muscular maior, que é exatamente o tipo de força trabalhada na musculação.

Outro tipo recomendado é a atividade aeróbica, que trabalha mais a resistência física e melhora as funções cardíacas e pulmonares. Visando melhores resultados, é sugerido alternar os exercícios. Após praticar uma musculação realize apenas um exercício aeróbico no dia seguinte por ser mais leve, para que seu corpo se recupere do treino de musculação.

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