Emagrecimento: O que são os produtos termogênicos?

Home » Emagrecimento » Emagrecimento: O que são os produtos termogênicos?
a

Você sabia que alguns alimentos possuem o poder de acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso?

Durante o processo de digestão, os músculos do trato gastrointestinal contraem de forma mais acelerada, os sucos digestivos são produzidos e secretados e os nutrientes são absorvidos e metabolizados. Para isso há necessidade de produção de energia para digerir os alimentos, ou seja, aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Porém, existem alguns alimentos que exigem mais energia para serem digeridos, acelerando ainda mais o metabolismo, estes são os alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos possuem uma dificuldade maior em serem digeridos, por isso estimulam o metabolismo a trabalhar num ritmo mais acelerado durante a digestão, obrigando o organismo a gastar mais energia e, consequentemente, aumentando a queima de gordura e de calorias.

Segundo estimativas dos especialistas, os alimentos termogênicos podem aumentar de 12% a 15% o metabolismo basal, o que colabora com um aumento médio de 5% a 10% na perda de peso.

A aceleração do metabolismo oferecida pelos termogênicos auxilia no aumento do rendimento das atividades físicas, proporcionando emagrecimento mais rápido. Outros benefícios dos alimentos termogênicos, além da perda de peso, é que a maioria deles possuem ação anti-inflamatória, antioxidante, antisséptica e controlam o nível de açúcar no sangue, auxiliando na redução da incidência de diabetes.

Quais são os principais alimentos termogênicos?

Café

Quem não gosta de um café quentinho passado na hora? Uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, o café possui uma potente substância termogênica, a cafeína. A cafeína é estimulante, ajuda a diminuir o cansaço e melhora a disposição. É uma ótima aliada para a melhora do rendimento dos exercícios físicos.

Pimenta vermelha

Seu poder termogênico deve-se à capsaicina, substância presente na parte onde ficam as sementes. Quanto maior a capsaicina, mais ardida e termogênica é a pimenta. Além de aumentar o metabolismo e a queima calórica, a capsaicina é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante. Pode ser utilizada tanto em pratos doces ou salgados.

Chá verde

Uma das melhores bebidas para acelerar o metabolismo, pode ser consumido quente ou frio. Originário da planta Camellia​ sinensis, o chá verde, além de auxiliar na aceleração do metabolismo, é anti-inflamatório, auxilia o metabolismo da glicose, melhora os níveis de insulina e eleva a queima de gorduras.

Gengibre

Essa raiz pode ser utilizada crua, refogada com outros alimentos, em chás, sucos, cristalizado, seco ou em pó. Além de acelerar o metabolismo, por ser termogênico, auxilia na redução do apetite. Além disso, os gingeróis, substâncias encontradas no gengibre, auxiliam no controle do diabetes tipo 2, possuem propriedades que auxiliam o sistema digestivo, circulatório e respiratório, além de ser um excelente anti-inflamatório natural.

Canela

Muito utilizada para dar sabor aos pratos doces e salgados, a canela, além de acelerar o metabolismo, tem ação antioxidante, auxiliando na limpeza do organismo. Além disso, essa especiaria ajuda a diminuir o apetite e equilibrar os níveis de insulina no organismo.

Guaraná em pó

Além da sua potente ação termogênica, o guaraná em pó aumenta o rendimento nos treinos, melhora a concentração e auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue.

Laranja amarga

Também conhecida como laranja-azeda, laranja-da-china ou laranja-cavalo, é ótima para incluir no pré-treino, pois fornece energia, além de promover a queima de gorduras. Além disso, a laranja amarga possui ação inibidora do apetite, auxiliando na perda de peso. A forma mais simples de consumir é através do chá feito com a casca, mas pode também ser encontrada na forma de farinha em lojas de produtos naturais.

Vinagre de maçã

Seu poder termogênico deve-se ao ácido acético, que ajuda a acelerar o metabolismo e reduzir a velocidade da digestão, fazendo com que a pessoa sinta-se saciada, reduzindo assim o apetite durante a refeição. Além disso, existem estudos que indicam que o uso do vinagre de maçã reduz o acúmulo de gordura.

Mostarda

O isotiocianato de alilo é o componente bioativo da mostarda que lhe confere a propriedade termoativa. Esse componente é encontrado principalmente nas sementes da mostarda. Além de acelerar o metabolismo, a mostarda também é um excelente antioxidante, prevenindo o envelhecimento das células.

Cacau

São considerados termogênicos apenas os chocolates com percentual de cacau acima dos 70%. Os polifenóis e teores de cafeína ajudam a aumentar o metabolismo, possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e auxiliam na circulação sanguínea.

Todos esses alimentos termogênicos podem ser consumidos in natura ou na forma de suplementos em cápsulas ou em pó.

Quer acelerar o metabolismo para emagrecer de forma mais rápida?

Redusil Apisnutri é elaborado com as principais substâncias termogênicas como o café verde moído, guaraná em pó, cafeína e extrato de laranja moro (Morosil®), que aceleram o metabolismo, auxiliam na queima de gorduras e contribuem para a perda de peso.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print