Em quais alimentos encontramos vitamina C?

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Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é um importante aliado do nosso sistema imunológico. A vitamina C é indispensável para sintetizar o colágeno e reparar os tecidos do nosso organismo. Ela também é uma das principais responsáveis pela absorção de ferro e é fundamental para o bom funcionamento dos glóbulos brancos.

Podemos citar ainda que ela tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres das células do nosso corpo. Nesse sentido, a vitamina C é importante para a manutenção da pele, cabelos e unhas, para o fortalecimento do sistema imunológico e para a preservação dos vasos sanguíneos.

Ela está na categoria de vitaminas hidrossolúveis, ou seja, são solúveis em água. Desse modo, a vitamina C é absorvida pelo sistema digestivo e transportada pelo sistema circulatório. Cabe ressaltar que o excedente é eliminado através da urina e não é absorvido pelo nosso organismo, por isso é recomendada a ingestão diária desse elemento.

Embora uma dieta balanceada contribua com a manutenção da nossa saúde, podemos complementar o consumo necessário de vitaminas e minerais através dos suplementos alimentares.

Alimentos ricos em vitamina C

Brócolis – a cada 100 gramas de brócolis, há em média 122 mg de vitamina C. É possível consumir o vegetal simplesmente cozido no vapor ou preparado em receitas como risoto, omeletes e saladas.

Couve – a cada 100 gramas de couve, há em média 108 mg de vitamina C. Nesse caso, o valor nutricional se refere ao consumo da verdura crua, que pode ser utilizada em sucos ou saladas.

Caju – a cada 100 gramas de caju, há em média 200 mg de vitamina C. Quando possível, o ideal é consumir a fruta in natura, no entanto, o suco de caju também oferece as mesmas propriedades da vitamina C.

Goiaba – a cada 100 gramas de goiaba, há em média 228 mg de vitamina C. A fruta é uma ótima opção para o lanche entre as principais refeições, mas também pode ser adicionada em sucos ou vitaminas.

Acerola – a cada 100 gramas de acerola, há em média 1.800 mg de vitamina C. Dentre os alimentos citados, a acerola é a maior fonte de vitamina C. Se possível, consumir as frutinhas alaranjadas in natura, mas outra boa opção é preparar um suco com a polpa concentrada da acerola.

Laranja – a cada 100 gramas de laranja, há em média 55 mg de vitamina C. Com base em sua popularidade e versatilidade, o consumo da laranja pode ser através da fruta em pedaços, do suco concentrado ou da sua adição em diversas receitas como bolos, molhos e marinadas.

Salsa – a cada 100 gramas de salsa, há em média 183 mg de vitamina C. A hortaliça também é conhecida como salsinha e é muito utilizada como tempero e até mesmo na decoração de pratos prontos. No entanto, pode ser adicionada em chás, maioneses caseiras e saladas de folhas.

Suplementação de vitamina C

vitamina C + Zinco da ApisNutri conta com 1000mg de vitamina C e 10,5 mg de zinco em cada cápsula e tem como principal recomendação atuar no sistema imune, fortalecendo as defesas do organismo e prevenindo infecções por microorganismos.

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