Pouco se pensa sobre os exageros na ingestão de bebidas, que podem sobrecarregar o organismo, principalmente o fígado. Por isso, entender os malefícios provocados pelo consumo desenfreado é essencial para diminuir riscos e prevenir doenças.
De que forma esses exageros prejudicam o fígado?
Bebidas alcoólicas
Apesar de não haver uma dosagem específica para que o excesso de álcool desencadeie problemas no fígado, é certo que quanto maior o tempo e a ingestão, a probabilidade também aumenta. Isso ocorre porque o álcool altera a produção de enzimas, mudando o ritmo do metabolismo, podendo causar inflamação crônica, cirrose hepática, hepatite alcoólica ou esteatose hepática.
Comidas gordurosas
O álcool não é o único que pode causar danos ao fígado. O consumo em excesso de comidas gordurosas também pode ser altamente danoso, pois o órgão converte os carboidratos em gordura e a armazena, logo, pode desencadear outras doenças hepáticas, como o fígado gorduroso. Apesar de ser relacionada à alimentação, essa doença também está relacionada ao consumo de álcool.
Dessa forma, para aproveitar o recesso sem consequências negativas, confira dicas para proteger e cuidar do seu fígado:
1. Hidratação
Que a água é uma excelente responsável pela boa manutenção da saúde todos sabem, mas vale ressaltar que consumir a quantidade adequada diariamente pode, também, proteger o fígado dos danos provocados pelo consumo excessivo de álcool e alimentos gordurosos. Isso se deve ao fato de que a desidratação é uma das grandes causas da desaceleração do metabolismo, assim, consumir mais água condiciona o corpo a metabolizar o que foi ingerido mais rapidamente, combatendo também o inchaço.
2. Gengibre
O gengibre é um anti-inflamatório e desintoxicante que, devido às suas funções, acaba sendo bastante eficaz na eliminação do álcool e da gordura do organismo, ajudando o organismo a eliminar a sobrecarga. É possível consumi-lo cortado, ralado, ou mesmo na forma de chá, temperado com mel ou limão.
3. Boldo
Assim como o gengibre, o boldo é eficiente na melhora da digestão e favorece o bom funcionamento do fígado, nesse sentido, também é eficaz contra a ressaca e desintoxica o corpo. O modo mais comum de consumo é por meio do preparo de um chá, macerando as folhas com água quente.
4. Alcachofra
Mais uma para a lista dos chás, a alcachofra é uma excelente dica para auxiliar na má digestão. Sua função colerética é responsável por auxiliar nas gorduras da alimentação e protege o fígado contra agressões alimentares e alcoólicas devido às ações antioxidantes e anti-inflamatórias.
5. Vitaminas
Assim como a água, as vitaminas possuem sua fama de eficiência contra males corporais. Dessa forma, ingerir vitaminas com propriedades antioxidantes antes e/ou de consumir álcool ou gordura pode auxiliar o fígado a metabolizar o que foi ingerido, diminuindo os danos e riscos. Além das vitaminas puras, a presença de alimentos saudáveis como rúcula, cenoura, maçã e beterraba nas alimentações pode auxiliar a equilibrar o metabolismo, melhorando o processo de digestão em festas.
Não deixe a saúde de lado
Cuidar da saúde é fundamental para aproveitar as festas da melhor maneira, por isso, consultar um médico e fazer boas escolhas é essencial para garantir a diversão e o bem-estar. Compostos vitamínicos como o Bem Amargo Apisnutri auxiliam na digestão e bom funcionamento do fígado.
Clique aqui e saiba mais.