Deu cãibra? Veja o que fazer para tratar e prevenir

Home » Dicas » Deu cãibra? Veja o que fazer para tratar e prevenir
a

Quem nunca sentiu uma dor intensa, geralmente na perna, que chega de repente e deixa a pessoa atordoada, sem saber o que fazer nem de onde ela veio?

É a cãibra, contração involuntária e dolorosa de um músculo que pode ser provocada por atividade física intensa ou deficiência de minerais, surgindo em partes do corpo como pés, mãos e pernas, sendo mais comum na panturrilha e na parte posterior da coxa.

Muitas vezes ela ocorre subitamente no meio da noite, acordando a pessoa que foi acometida pelo espasmo involuntário, e vai embora tão rápido quanto chegou, sem nenhum motivo aparente, quase sempre deixando o local dolorido por algumas horas. Embora geralmente não se saiba como a cãibra surgiu, há vários fatores que contribuem para que ela aconteça.

Os atletas que sobrecarregam alguns músculos com atividades em excesso são os mais acometidos, mas a cãibra também afeta outros profissionais que utilizam durante muito tempo determinada região do corpo, como mãos, braços e pescoço, ao usar ferramentas, digitar ou escrever.

desidratação também pode ser uma causa, já que a falta de água no organismo torna os tendões e as fibras musculares um alvo fácil para ocorrerem espasmos, por não conseguirem realizar a ação de contrair e relaxar sem a hidratação necessária. Ainda há as baixas temperaturas, que facilitam a ocorrência das cãibras, porque o frio deixa a musculatura mais contraída e tensa.

Outro motivo pode ser a má circulação, principalmente entre os mais velhos, mas as pessoas mais sujeitas a desenvolver esses episódios de contrações dolorosas são as mulheres grávidas e portadores de diabetes, anemia, doenças da tireoide e insuficiência renal, como também quem enfrenta degenerações neurológicas e desequilíbrios hormonais.

carência de sais minerais também é uma das causas das cãibras, por isso, a inclusão de potássio, cálcio ou magnésio na alimentação é um fator muito importante para prevenir a ocorrência das contrações. A suplementação alimentar, desenvolvida à base de produtos da natureza, tem se tornado uma excelente alternativa para quem busca manter uma qualidade de vida saudável e evitar problemas como a cãibra.

Como não há cura para esses episódios, é preciso ter alguns cuidados no dia a dia, como ingerir bastante líquido, principalmente durante atividades físicas; fazer alongamento antes e depois de se exercitar e também antes de dormir; além de priorizar uma alimentação saudável, com frutas e verduras, que são ricas em vitaminas e sais minerais.

Como amenizar as cãibras

A contração dolorosa, que geralmente tem duração de menos de um minuto, desaparece logo depois, mas há maneiras de diminuir o desconforto e a dor que ficam no local logo após a ocorrência, já que não há necessidade do uso de medicamentos. Uma delas é provocar o relaxamento da musculatura alongando o músculo e massageando a área com movimentos circulares. Outra opção é aplicar calor no local, o que favorece o relaxamento dos músculos.

Cãibras podem ainda ser provocadas pelo desequilíbrio de eletrólitos, minerais que levam água para dentro das células e que são responsáveis também pelos impulsos elétricos do corpo, sendo, portanto, essenciais para os movimentos dos músculos, para o funcionamento dos órgãos e para a hidratação. Níveis muito baixos de cálcio, sódio, magnésio e potássio caracterizam o desequilíbrio eletrolítico. Esses elementos podem ser repostos por alimentos ou por suplementos.

Apisnutri

Incluir a ingestão de suplementos no dia a dia é uma alternativa para prevenção de cãibras ou para suprir a deficiência de vitaminas e sais minerais.

A Apisnutri, empresa voltada para a produção de alimentos, suplementos e nutracêuticos que trazem benefícios para o corpo e a saúde, possui um catálogo com várias opções de produtos. A linha de vitaminas e minerais também conta com suplementos de potássio, cálcio e magnésio.

Saiba mais aqui.

Por Denise Vilar

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print