De que forma manter o nível de vitamina D no inverno?

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O inverno chegou e o risco de deficiência de vitamina D e de infecções também. A vitamina D — produzida em nossa pele após a exposição à luz solar e encontrada em alguns alimentos — é essencial para a boa saúde.

Os seres humanos precisam da vitamina D para se manterem saudáveis e para auxiliar no combate às infecções. A ironia é que no inverno, quando as pessoas mais precisam de vitamina D, a maioria não consegue receber o suficiente. Então, devemos tomar suplementos? Como podemos obter mais vitamina D?

A vitamina D é chamada “vitamina do sol” porque seu corpo a produz quando a luz solar atinge a pele. Protetor solar, pigmentação da pele mais escura, roupas e menos exposição ao sol no inverno diminuem a capacidade de a pele produzir vitamina D.

Absorção de cálcio

A vitamina D absorve o cálcio e ajuda a fortalecer os ossos, além de contribuir para a saúde muscular, dos nervos e do sistema imunológico. A vitamina D também desempenha um papel importante na manutenção da saúde no trato gastrointestinal. Sua deficiência, pode levar ao risco de desenvolver raquitismo, osteoporose e outros distúrbios ósseos, diabete, hipertensão e até mesmo câncer.

Como manter os níveis de vitamina D?

Durante o inverno, é importante manter os níveis de vitamina D elevados, pois nessa época do ano aumentam os riscos de ficar doente e a pessoa tende a passar menos tempo ao ar livre.

Aqui estão dicas simples de como manter seus níveis de vitamina D elevados no inverno:

  1. Faça escolhas alimentares inteligentes — No inverno, as pessoas diminuem a capacidade de produzir vitamina D ao sol, portanto, quantidades de pelo menos 600 UI (unidades internacionais) por dia de vitamina D ajudariam a manter o status de vitamina D nos níveis de verão. Seguir uma dieta com opções saudáveis ​​é uma forma de obter vitamina D diariamente. Alimentos como carne de porco, cogumelos, peixes gordurosos (atum, ostras, camarão, sardinha), queijo e gema de ovo são naturalmente ricos em vitamina D.

  2. Opte por sair de casa — Pode estar frio lá fora, mas você ainda pode pegar alguns raios solares. Faça o caminho mais longo para o trabalho, faça uma curta caminhada após o almoço ou brinque no parque com seus filhos. Passar 15 a 30 minutos ao ar livre, três vezes por semana (com protetor solar!). Se estiver muito frio lá fora, e o dia estiver ensolarado, tente sentar próximo a uma janela e ficar sob o sol por alguns minutinhos.

  3. Use suplementos — No inverno, além de alimentos ricos em vitamina D, os adultos devem tomar vitamina D adicional de suplementos para obter a dose mínima diária recomendada. Idosos, pessoas que possuem a pele escura ou as que evitam o sol devem ingerir mais vitamina D durante todo o ano, não somente no inverno. Por causa do risco de câncer de pele, dermatologistas e outros profissionais de saúde não recomendam a exposição ao sol sem proteção para aumentar sua vitamina D. Em vez disso, eles sugerem suplementos.

Cuidado com o excesso

O excesso de vitamina D pode ser prejudicial. A toxicidade da vitamina D pode causar dor óssea, pedras nos rins, vômitos, outros sintomas.

Os especialistas recomendam que indivíduos adultos não tomem mais de 4.000 UI por dia de vitamina D para evitar efeitos colaterais tóxicos. A vitamina D ajuda a absorver o cálcio de sua dieta, mas quando está muito elevada, os níveis de cálcio no sangue aumentam e isso pode levar à doença renal.

A vitamina D é um nutriente essencial que muitas pessoas não conseguem obter em quantidade suficiente. Entretanto, é possível melhorar o nível dessa importante vitamina consumindo alimentos ricos em vitamina D, aumentando a exposição ao sol e adicionando suplementos à sua dieta. É fundamental realizar consultas periódicas com seu médico de confiança e realizar exames para acompanhar os níveis de vitamina D no organismo.

Apisnutri Ca + D3

Obter vitamina D suficiente é essencial para sua saúde a longo prazo. E a Apisnutri possui o suplemento ideal para manter os seus níveis sempre elevados.

Ca+ D3 é um suplemento alimentar composto por Carbonato de Cálcio e Vitamina D3 (colecalciferol). Esses dois nutrientes irão auxiliar na manutenção da saúde óssea, no bom funcionamento muscular e neuromuscular, na melhora do desempenho do sistema imunológico e na absorção de fósforo pelo organismo.

Para quem precisa apenas da vitamina D, a Apisnutri disponibiliza em sua linha o suplemento de Vitamina D3 — em cápsulas e em gotas. Sua fórmula oferece 2000UI (50 mcg) de colecalciferol – a dose diária recomendada.

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