Como inserir a chia na alimentação?

Home » Óleos » Como inserir a chia na alimentação?

A chia é uma semente originária da América Central, de grande importância na alimentação desde os povos pré-colombianos. Atualmente, é considerada um alimento funcional, devido à sua composição nutricional, apresentando muitos benefícios para a saúde e para a prevenção de doenças.

Tanto os grãos, quanto a farinha de chia são fontes ricas em nutrientes como aminoácidos essenciais, fibras solúveis (mucilagem) e ômega-3 (ácido alfa linolênico). Também apresentam a capacidade de formar gel quando adicionadas a algum líquido, favorecendo a sensação de saciedade e melhorando o trânsito intestinal.

Sua composição confere ao alimento propriedades funcionais, como ação antioxidante, anti-inflamatória, anti adipogênica (diminui multiplicação de células de gordura) e anticarcinogênica (auxilia na prevenção de células cancerígenas). Por isso, o consumo de chia, associado a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, favorece o controle da pressão arterial, do açúcar e da gordura no sangue.

Todos esses benefícios tornam o alimento um ótimo aliado no processo de emagrecimento e prevenção de doenças como obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Dicas para incluir a chia na alimentação

A chia é um alimento versátil, devido ao seu sabor neutro, podendo ser utilizada tanto em receitas salgadas como doces. Além disso, pode incrementar as refeições com diferentes texturas, adicionando crocância quando seca, ou agregando cremosidade quando hidratada.

Conheça algumas maneiras de inserir a chia na sua alimentação e aproveitar todos os seus benefícios:

A forma mais prática de consumir chia é adicionando aos alimentos, como iogurtes ou frutas, garantindo uma refeição saborosa e cheia de nutrientes. Quando adicionada a alimentos úmidos a refeição deve ser consumida imediatamente para manter a crocância, caso queira uma textura macia, basta aguardar alguns minutos para a formação do gel.

A chia também serve como ingrediente principal de receitas saudáveis, por exemplo, pudim de chia, feito adicionando um pouco de líquido como leite ou iogurte e aguardando por seis horas até que se crie o máximo de gel. No caso de quem busca o emagrecimento, podem ser utilizados adoçantes nessa receita.

Utilizar chia em receitas básicas como pães, bolos, panquecas e tapioca, é uma ótima maneira de incluir esse alimento na sua rotina, aproveitando seus benefícios de forma prática.

Também é possível adicionar uma pequena quantidade de chia em bebidas como sucos, vitaminas e até mesmo água com limão. Agregando uma dose extra de saúde e favorecendo a saciedade de maneira fácil e rápida. Além disso, traz uma textura mais encorpada às bebidas.

A chia é um ótimo alimento para incluir em dietas vegetarianas ou veganas, pois funciona como substituição do ovo em receitas. Apenas em pratos que levam muitos ovos, essa substituição pode não funcionar da maneira desejada.

Para inserir a chia na alimentação, é essencial ter atenção à quantidade recomendada, pois esse alimento também adiciona calorias, sendo a quantidade ideal em torno de uma a duas colheres de sopa por dia. Além disso, sua ingestão não é recomendada para pessoas que sofrem de diverticulite, devido ao risco de complicação da doença, como obstruções e inflamações no intestino.

Óleo de Chia ApisNutri

O suplemento alimentar Óleo de Chia da ApisNutri apresenta 500 mg de óleo de chia em cada cápsula gelatinosa, retirada por meio da prensagem a frio, preservando as gorduras boas presentes no alimento. Basta consumir uma porção diária (seis cápsulas) para aproveitar dos seus benefícios para a saúde.

Clique aqui e saiba mais.

Por Laís Grilo

Últimas postagens

Categorias de Posts

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print