Como evitar o envelhecimento precoce?

Home » Envelhecimento Precoce » Como evitar o envelhecimento precoce?
a

O envelhecimento precoce é a aceleração do processo natural de envelhecimento da pele, podendo ser observado com o surgimento antecipado de manchas, flacidez, olheiras, com o ressecamento da pele e com o surgimento de rugas e linhas de expressão, como os famosos pés de galinha – ao lado dos olhos, o bigode chinês entre o nariz e a boca, e muito observado também em regiões mais expressivas do rosto, como a testa.

Estes sinais acontecem devido ao envelhecimento celular, causando uma menor produção de colágeno, de fibras elásticas e tornando o processo de renovação celular mais lento. Este processo de envelhecimento antecipado da pele pode ser observado em qualquer idade, porém se inicia especialmente após os 30 anos. Isso ocorre devido a uma maior liberação de radicais livres no organismo.

Radicais livres são moléculas que possuem elétrons altamente instáveis e extremamente reativos, sendo produzidos pelo nosso corpo na respiração e em processos metabólicos. Quando produzidos em excesso, têm o potencial de causar estresse oxidativo nas células, causando uma maior degradação de colágeno e elastina, podendo ocasionar morte celular, danificando células saudáveis, proteínas e até mesmo moléculas de DNA.

A produção em excesso de radicais livres, e portanto a degradação celular – e possível envelhecimento precoce – pode ocorrer por diversos fatores a longo prazo, como pela exposição prolongada ao sol sem o uso adequado de protetor solar, pela exposição a poluentes químicos, ambientais e atmosféricos, por fatores genéticos, tabagismo, desidratação, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, estresse, falta de sono e má alimentação.

Alimentação saudável

Aliado à prática de exercícios físicos regulares, ter uma alimentação balanceada, com uma ingestão correta de líquidos e nutrientes é uma maneira excelente de prevenir o envelhecimento precoce, principalmente quando falamos em alimentos com propriedades antioxidantes, uma vez que substâncias antioxidantes possuem a capacidade de neutralizar radicais livres.

Alguns alimentos que possuem propriedades antioxidantes são: azeite de oliva, açafrão da terra, aveia, linhaça, algumas espécies de peixes, entre outros. Muitas frutas e vegetais são ricos em antioxidantes por possuírem altas concentrações de vitaminas A,C e E, como é o caso das frutas cítricas, do tomate, do cacau e dos óleos vegetais, incluindo o óleo de semente de uva, por exemplo.

ApisNutri

Óleo de Semente de Uva da Apisnutri é elaborado a partir da extração a frio, garantindo a qualidade do produto e a manutenção de suas propriedades. Além de ser uma fonte natural de Ômega 6 e 3, e dos ácidos EPA e DHA, possui a vitamina E em sua composição, auxiliando no combate aos radicais livres e atuando como uma forma de prevenção ao envelhecimento precoce.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print