Como driblar o cansaço físico no fim do dia?

Home » Saúde » Como driblar o cansaço físico no fim do dia?
a

A rotina das pessoas tem estado cada dia mais agitada com o passar dos anos, muitas vezes comportando compromissos de trabalho, de estudo, exercícios de academia, cuidados com a casa, cuidados e educação dos filhos, dar atenção aos familiares etc. Além do cansaço mental, do qual muito tem se falado, essa correria toda também pode deixar o nosso corpo fisicamente exausto. A boa notícia é que existe solução para aguentar o ritmo cotidiano agitado sem perder toda a sua energia no final do dia.

O cansaço mental do trabalho é originado por fatores como o estresse e a cobrança excessiva por parte de seus superiores, o que pode ocasionar, ao longo do tempo, um verdadeiro esgotamento mental, que é algo geralmente difícil de ser identificado.

Diferente do esgotamento mental, o cansaço físico, por sua vez, é mais fácil de ser identificado, embora possa ser banalizado em meio à vida cotidiana tão corrida que muitos vivem nos dias atuais. Para facilitar a identificação deste mal, preparamos uma lista com os principais sintomas do cansaço físico:

SINTOMAS DO ESGOTAMENTO FÍSICO

  1. Dor de cabeça: as dores de cabeça frequentes são um sinal muito comum do esgotamento físico. Há quem busque uma explicação para este problema em exames de vista e investigações acerca de uma possível enxaqueca, mas as dores de cabeça causadas pelo cansaço físico geralmente não possuem outra causa específica além do próprio esgotamento.

  2. Distúrbios do sono: ter dificuldade para pegar no sono, acordar muitas vezes durante a noite sem motivo, passar noites em claro ou mesmo dormir a noite inteira e acordar como se não tivesse dormido nada são sinais claros de esgotamento físico que deixam o organismo em um verdadeiro ciclo interminável de cansaço físico.

  3. Dificuldade ou falta de concentração: outro sintoma de esgotamento físico é já não conseguir mais se concentrar como antes nas atividades que precisam ser feitas, principalmente no trabalho.

  4. Dores musculares: o esgotamento físico deixa os músculos do corpo tensos, o que gera dores musculares, principalmente na região do pescoço, da coluna cervical.

  5. Pulso acelerado: ter o coração acelerado também é um sinal importante de alerta, já que o ritmo agitado acelera não só o pensamento humano, mas manda para o organismo a mensagem de que o coração precisa bombear o sangue mais rápido, acelerando os batimentos por minuto.

  6. Problemas no estômago: este sintoma também é muito comum e pode atingir até mesmo quem nunca antes havia experimentado dores no estômago, que, neste caso, costumam ser originadas por úlceras nervosas.

  7. Baixa no sistema imunológico: gripes, resfriados e viroses constantes nada mais são do que o sistema imunológico tentando avisar a pessoa que seu sistema imunológico está em baixa e isso pode ser causado pelo esgotamento físico.

DICAS PARA DRIBLAR O CANSAÇO FÍSICO NO FIM DO DIA

Se você se identificou com alguns dos sintomas acima descritos, chegou a hora de saber o que fazer a respeito com a seleção de dicas práticas que podem te ajudar a se sentir menos esgotado no fim do dia:

  1. Manter o consumo adequado de água: manter o corpo hidratado auxilia no regular funcionamento de todo o organismo, fazendo com que a pessoa termine o seu dia sem tanta exaustão.

  2. Praticar atividades físicas: a prática de atividade física periódica libera hormônios essenciais para encarar o dia com mais disposição, justamente por isso é que a melhor opção é alocar os exercícios físicos no período da manhã, preferencialmente antes de qualquer outra tarefa.

  3. Ter uma alimentação balanceada: ter uma alimentação balanceada auxilia para a manutenção da saúde de um modo geral. Vale evitar refeições muito pesadas antes de um período longo de trabalho, por exemplo, para que o corpo não precise gastar tanta energia na digestão.

  4. Criar uma rotina de sono: deitar-se sempre no mesmo horário e levantar-se também sempre no mesmo horário desenvolve uma rotina e ajuda o corpo a desenvolver o hábito do sono sempre no mesmo período, propiciando o descanso necessário.

Maca Power For Women e Maca Power For Men da ApisNutri, são elaborados com Maca Peruana, que é rica em inúmeros nutrientes,como a vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos, antioxidantes e muitos outros compostos bioativos e nutricionalmente importantes e que auxiliam a manter o corpo mais disposto para aguentar a rotina.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print