Como aproveitar os benefícios do betacaroteno?

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O betacaroteno traz benefícios para a saúde da pele e ajuda a conquistar o bronzeado perfeito.

Mas as vantagens de consumir essa substância vão muito além disso, trazendo saúde ao organismo como um todo. É uma substância presente em alguns alimentos de origem vegetal que, após ingerida, é transformada em vitamina A pelo organismo. Por se tratar de um pigmento natural, confere coloração amarelada, avermelhada, alaranjada ou verde aos alimentos que o contém.

Nosso corpo também utiliza essa substância na sua forma original, aproveitando os benefícios que você conhecerá a seguir:

Antioxidante

O organismo produz radicais livres durante seus processos vitais, porém quando essas moléculas são produzidas em excesso traz prejuízos à saúde, danificando a estrutura de nossas células.

A propriedade antioxidante do betacaroteno é a capacidade de neutralizar esses radicais livres e prevenir seus efeitos negativos.

Proteção da pele

A sua função antioxidante atua como um protetor solar, prevenindo a agressão da pele pelos radicais livres. O betacaroteno deve ser utilizado em conjunto com o protetor solar para aumentar o seu fator de proteção.

Antienvelhecimento

Também chamado de provitamina A, o betacaroteno auxilia na preservação do colágeno da pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

Auxilia o bronzeamento da pele

O betacaroteno ajuda no bronzeamento da pele, pois pode ser transformado pelo organismo em vitamina A. Vitamina que participa do processo de produção da melanina, substância que dá cor à pele.

Controle da pressão arterial

A manutenção dos níveis de pressão arterial em parâmetros adequados,é mais um dos benefícios atribuídos ao consumo de betacaroteno.

Fontes de betacaroteno

O betacaroteno pode ser consumido por meio dos alimentos fontes ou pelo uso de suplementos.

Alimentos ricos em betacaroteno

O betacaroteno pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal como: legumes, raízes, frutas e vegetais folhosos. Esses alimentos apresentam coloração amarela, laranja ou verde-escuro. São eles:

Frutas

  • melão;

  • mamão;

  • manga;

  • pêssego;

  • laranja.

Legumes e raízes

  • cenoura;

  • abóbora;

  • milho.

Hortaliças

  • couve;

  • agrião;

  • chicória;

  • folhas de nabo;

  • brócolis;

  • espinafre.

Suplementos

O betacaroteno também pode ser consumido na forma de suplementos, aproveitando a praticidade que esses produtos agregam com os mesmos benefícios. Nesse caso, é preciso atenção às quantidades recomendadas para evitar o consumo excessivo e seus possíveis prejuízos.

Quando se consome o betacaroteno em quantidade excessiva, seja pela alimentação ou suplementação, a pele pode ficar com coloração amarelada. Para resolver esse problema, basta diminuir a ingestão das fontes até que melhore naturalmente.

Um fato importante é que pelo betacaroteno ser precursor da vitamina A, seu consumo também gera os benefícios relacionados a essa vitamina!

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