Como aliviar os sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual)?

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Acne, insônia, dores no corpo, mudança de humor, falta de concentração… Não é fácil lidar com os sintomas que antecedem a menstruação. Conhecida popularmente como TPM, a tensão pré-menstrual atinge inúmeras mulheres todos os meses.

Os quatro principais responsáveis pela alteração hormonal desse período são o Hormônio Folículo-Estimulante, o Luteinizante, o Estrogênio e a Progesterona. Para driblar a alteração hormonal e promover a qualidade de vida da mulher, alguns recursos naturais podem aliviar os sintomas da TPM. Veja algumas dicas:

Meditação

A meditação é uma importante aliada contra a insônia e falta de concentração, sintomas recorrentes na TPM. Ao canalizar o pensamento em uma só direção, praticar a atenção plena promove mudanças físicas e mentais em todo o corpo. Com a ajuda de aplicativos e serviços de streaming, hoje em dia já é possível realizar uma sessão de meditação guiada pelo celular, momentos antes de dormir ou na hora em que acordar.

Exercícios físicos

A prática de exercícios físicos durante a TPM melhora a circulação sanguínea e ajuda a reduzir o inchaço comum desse período. Além disso, ao se exercitar o corpo humano produz Endorfina, hormônio que estimula a sensação de prazer. Nesse período é mais comum se sentir indisposta. Por isso, escolha uma atividade de baixo impacto como ioga, caminhada, patinação e hidroginástica. Só não deixe de praticar.

Bolsa de água quente

O desconforto abdominal na TPM é ocasionado pelas contrações uterinas características desse período. As famosas cólicas menstruais podem ser aliviadas por meio de uma fonte de calor, como é o caso da bolsa de água quente. Isso porque a fonte de calor ajuda a relaxar a musculatura e diminuir os espasmos da região. Para proteger a pele do abdômen, a dica é envolver a bolsa de água quente em uma toalha.

Alimentação diferenciada

Na semana que antecede a menstruação, invista em suplementos de ômega 3 ou alimentos ricos em ácidos graxos como farinha de linhaça, sementes de chia, azeite extravirgem, castanhas, peixes, grãos e folhas verde-escuras, pois eles ajudam a minimizar a sensação de inchaço e a sensibilidade nos seios.

Óleo de borragem

Encontrado na forma de suplemento, o óleo de borragem (extraído da planta Borago officinalis) conta com ação antioxidante e anti-inflamatória. Suas propriedades podem aliviar os sintomas da TPM, melhorar o aspecto da pele e prevenir o aparecimento da acne – que normalmente surge antes da menstruação.

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