Cansaço mental: quais os sintomas?

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Você sabia que a falta de memória, dificuldade de concentração, e esquecimento frequentes são os primeiros sinais de um possível cansaço mental? Pois é, são sintomas que podem passar despercebidos inicialmente, mas o esgotamento mental é um assunto que deve ser levado a sério.

O cansaço mental acontece quando a sua mente está tão sobrecarregada que excede sua capacidade de processar as informações ,e consequentemente, o corpo começa a dar sinais de lapsos mentais. Essa exaustão pode estar ligada a diversos fatores – um dos mais comuns é a Síndrome de Burnout, (que é a sensação de esgotamento relacionada ao trabalho). Mas pode estar relacionada ao estudo contínuo, ansiedade ou, até mesmo, à depressão.

As principais causas do cansaço mental são a falta de descanso apropriado, excesso de trabalho, o hábito de dormir menos de oito horas diárias e uma rotina exaustiva de estudos. Essas práticas, vinculadas à falta de exercícios físicos e má alimentação, podem acentuar ainda mais os efeitos do cansaço mental.

Deve-se fazer uma autoavaliação de onde está vindo este cansaço, afinal os sintomas iniciais podem se confundir com outras condições, como a Síndrome de Burnout ou depressão, pois são similares. Mas esses são alguns sinais que podem indicar atenção:

  • Perda de memória

  • Desânimo

  • Esquecimento recente (esquecer momentaneamente a tarefa a ser realizada)

  • Irritabilidade

  • Dificuldade para dormir, ou falta de sono

  • Mau humor

  • Cansaço físico logo ao acordar

  • Dores no corpo

  • Falta de concentração

  • Enxaqueca

Caso apresente algum desses sintomas de maneira frequente, é importante procurar um profissional médico, ou até mesmo um psicólogo. As consequências do cansaço mental estão diretamente ligadas ao funcionamento do nosso corpo, que tem suas funções alteradas e prejudicadas, podendo desencadear uma série de problemas, incluindo a baixa imunidade e a hipertensão.

Sua mente precisa de descanso tanto quanto o seu corpo, e pode estar dando sinais de que está precisando de uma folga.

Para combater o cansaço mental, é importante começar a mudar alguns hábitos e praticar atividades que saiam da rotina. Aqui vão algumas dicas para melhorar a manutenção da sua saúde mental:

  1. Organize suas tarefas. Para evitar de ter muitos afazeres e se perder entre as funções, mantenha uma lista de coisas que você tem que fazer no seu dia, e vá riscando assim que realizá-las, você vai perceber que isso te mantém sob controle das tarefas, e também do seu tempo disponível para realizar elas.

  2. Alimentação. Faça as principais refeições do dia, e de maneira nutritiva, pois, como diria o ditado: "saco vazio, não pára em pé". Seu corpo precisa de alimento para funcionar bem e ter energia para dar conta de suas ocupações.

  3. Atividades Físicas. Pratique algum tipo de exercício físico, pelo menos três vezes por semana. Mesmo que seja uma caminhada na rua, isso vai ajudar na sua saúde, e ainda espairecer a mente.

  4. Lazer. Reserve um tempo para praticar alguma atividade que lhe dê prazer. Ir ao parque, tomar um café com um amigo, viajar ou conhecer um novo restaurante. Faz bem pro corpo, pra mente e pro coração.

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