Caminhar ou correr – qual a melhor opção?

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Praticar uma atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde, e a sugestão dos especialistas é que as pessoas façam, pelo menos, 150 minutos de exercícios a cada semana, a fim de se livrar dos males do sedentarismo.

Contudo, diante de tantas opções, atualmente, podem surgir dúvidas acerca de qual exercício praticar. Nesse texto você entenderá melhor características da corrida e da caminhada e poderá decidir em qual dessas modalidades pode investir seu tempo. Vale destacar a importância de contar com o auxílio de um educador físico se você deseja conquistar melhores resultados com a prática de exercícios regulares Também não esqueça da liberação do seu médico, caso você tenha determinados problemas de saúde.

A caminhada

Primeiramente, vamos a um fato sobre a caminhada: é um exercício simples de praticar, já que não exige equipamentos além de um tênis adequado e roupas confortáveis. Além disso, essa prática possibilita que você obtenha vitamina D ao caminhar ao ar livre, tomando sol nos horários adequados.

Outro aspecto positivo é que a caminhada pode favorecer a socialização, já que é possível caminhar ao lado de um amigo, por exemplo, e aproveitar para conversar enquanto desfruta da praça do bairro ou do espaço do condomínio para o exercício. Basta dispor de 30 minutos por dia de uma caminhada e isso já será o suficiente para não ser considerado mais sedentário.

O lado positivo da caminhada é que é uma prática mais fácil de ser executada e pode ser feita no seu ritmo, não exigindo muito do físico da pessoa. Além disso, auxilia a combater problemas comuns à boa parte da população, como o colesterol alto e a obesidade.

A corrida

A corrida também pode ser feita por qualquer pessoa, mas será necessário ter capacidade física, pois essa atividade costuma exigir mais do físico. Por isso, o ideal é que antes de iniciar a corrida a pessoa já faça alguma atividade física, isto é, não seja totalmente sedentária, pois assim terá um condicionamento físico mais adequado para manter a frequência cardíaca nos treinos. Porém, se você for iniciante, pode contratar a assessoria de um educador físico, que estará preparado para auxiliar a atingir todo o seu potencial nessa modalidade.

Vale destacar que a corrida traz inúmeros benefícios, tais como redução do peso e do colesterol, ativação da circulação sanguínea, melhora do humor e da qualidade do sono. Antes de iniciar esse exercício, fique atento a algumas dicas: a primeira é se alongar antes da prática diária da corrida, pois esse hábito simples tem o poder de evitar lesões. Outro ponto é ter um tênis apropriado para a corrida já que este é um exercício de impacto.

Também é importante trazer consigo uma garrafa de água durante a prática para se manter hidratado e comer uma fruta, como banana, cerca de 15 minutos antes de correr para não sentir fome.

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