Café Verde: nutrientes e benefícios para a saúde

Home » Café Verde » Café Verde: nutrientes e benefícios para a saúde
a

O café é uma bebida apreciada praticamente no mundo inteiro. Estima-se que são consumidas de 1,6 a 2 bilhões de xícaras de café por dia no planeta, tornando a bebida só menos consumida que a água. Entretanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre os efeitos do café para a saúde.

Mocinho ou vilão?

Há muito tempo, a comunidade científica vem produzindo estudos sobre os efeitos do café no organismo. No século XX, havia uma maior tendência em enxergar o café como vilão, sendo que o consumo já foi associado como fator de risco a acidente vascular cerebral (AVC), algo que já foi refutado. Hoje em dia, é cada vez maior o consenso de que o café, para a maior parte do público e se não consumido em excesso, faz bem para a saúde.

Um dos efeitos do café é a capacidade de ajudar no emagrecimento. Isso se deve à presença de ácido clorogênico, que bloqueia a absorção de parte do açúcar e gordura oriunda dos alimentos. Esse efeito é bastante benéfico a quem tem diabetes tipo 2, já que ajuda a controlar o nível de glicose do sangue. Mas, para isso, deve ser consumido sem açúcar.

Outro efeito muito conhecido do café é seu poder estimulante, presente graças à cafeína. A substância melhora a disposição e bem estar, ajuda a memória e auxilia no desempenho de atividades físicas. Contudo, esse mesmo efeito estimulante pode ser maléfico se usado em excesso, podendo dar insônia e mau humor.

Segundo a OMS, pessoas saudáveis podem consumir de 3 a 4 xícaras de 50 ml de café sem maiores problemas. O consumo só não é indicado para crianças, gestantes, lactantes e mulheres que tomam anticoncepcional. Para algumas condições, como glaucoma, osteoporose e síndrome do intestino irritável é aconselhável que o consumo de café seja autorizado pelo médico.

Nutrientes do café

Além da presença das substâncias citadas anteriormente, o café também é rico em alguns nutrientes.

Alguns dos minerais presentes são o fósforo, manganês e magnésio, muito importantes para várias funções do organismo. O café também é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no bom funcionamento do sistema nervoso. O grão também conta com diversos ácidos orgânicos que possuem poder antioxidante e ajudam na prevenção de várias doenças.

Esses nutrientes estão disponíveis principalmente na semente do café verde, já que com a torra algumas dessas substâncias são perdidas. Por isso, para aproveitar melhor esses efeitos na promoção da saúde, principalmente da melhor idade, uma boa alternativa é o consumo de suplementos à base de grãos de café verde.

Café verde

O café verde tem como grande benefício potencializar os efeitos positivos das substâncias presentes no café.

Dessa forma, ele é ótimo por promover disposição e energia, controlar os níveis de açúcar do sangue, combater radicais livres, reforçar o sistema imunológico, acelerar o metabolismo (o que contribui ao emagrecimento), entre outros benefícios.

Ele pode ser utilizado, sem excessos, pelos mesmos grupos que podem consumir café. Ou seja: adultos saudáveis, com exceção de grávidas, lactantes e mulheres que tomam anticoncepcionais, podem utilizar o café verde sem necessidade de consulta médica.

Suplemento é com a ApisNutri

Na ApisNutri, você encontra os melhores suplementos para a promoção da saúde e bem estar: entre eles, o café verde. Esse suplemento é produzido com extrato de café verde autorizado pela Anvisa, o que garante a qualidade do grão. O suplemento é ideal para a melhor idade e pessoas que querem emagrecer.

A ApisNutri possui uma série de produtos que promovem o bem-estar.

Clique aqui e saiba mais.

Últimas postagens

Artigos

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print