Benefícios do alho para a saúde

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A decisão de iniciar uma dieta saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, vai além de desejar ter um corpo em forma, dentro dos padrões de peso ideal para a idade e estilo de vida. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente o bom funcionamento do organismo, com o consumo de produtos saudáveis e que possam ajudar na prevenção de doenças. Um excelente aliado da saúde do corpo é o alho, planta comestível bastante usada como tempero, mas que tem importante ação medicinal.

É difícil encontrar uma pessoa que não goste desse tempero popular, até porque ele é utilizado em várias receitas no nosso dia a dia. Na culinária, agrada por seu sabor forte, com poder de incrementar qualquer prato, e também pelo cheiro característico que é liberado ao ser cortado ou esmagado. Esse aroma é produzido pela alicina, princípio ativo a quem são atribuídos os benefícios medicinais do alho, que não são poucos.

Além de ser muito nutritivo, é responsável por reduzir a pressão arterial, melhorar a imunidade, a saúde dos ossos e os níveis de colesterol e de glicose, e ainda diminuir o risco de vários tipos de câncer, como de estômago, pulmão, mama e colo de útero. Esses e outros benefícios são comprovados pelo Ministério da Saúde, que tem o alho e a cebola inclusos na relação de alimentos funcionais. São denominados funcionais, os alimentos benéficos à saúde e que diminuem a possibilidade de contrair doenças.

Mas não é de hoje que se conhece as propriedades medicinais do alho. Na história, há registro do uso dessa planta como aliada à saúde geral em várias civilizações, a exemplo dos romanos, egípcios e gregos. As vantagens observadas pelos antigos foram alvo de estudo de cientistas, que têm comprovado grande parte dos benefícios atribuídos a esse alimento rico em compostos sulfurados, que contém átomos de enxofre.

Ao conhecer as vantagens para a saúde, certamente muitas pessoas passam a incluir na dieta o consumo regular desse ingrediente, que já faz parte da medicina popular. Os componentes são a maior prova da utilidade desse alimento para o nosso organismo. Entre eles estão manganês, selênio, vitaminas C, B1 e B6, além de cobre, cálcio, ferro, potássio, fósforo e fibras.

Com tantos componentes importantes, nós podemos continuar a enumerar os benefícios para a saúde do corpo, proporcionados pelo consumo diário do alho: auxilia no combate a vírus, bactérias e fungos, tem ação antioxidante e anti-inflamatória, protege o coração, evita doenças respiratórias, alivia gripes e resfriados e melhora a saúde do cérebro, inclusive prevenindo a demência.

Como utilizar

São várias as formas de utilização do alho. A mais comum é como tempero em receitas de massas, carnes e saladas, como também patês e molhos, mas há alternativas como chá, a chamada água de alho e em forma de suplementação com cápsulas.

O Óleo de Alho em Cápsulas Gelatinosas da ApisNutri tem sido uma excelente opção para quem quer praticidade e segurança no consumo diário dessa planta comestível.

O suplemento ainda oferece a vantagem de conter uma concentração bem maior de alicina em relação ao alho in natura. Consumir a cápsula é, sem dúvida, uma decisão inteligente para homens e mulheres de qualquer idade que mantêm o foco em ter uma rotina saudável.

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Por Denise Vilar

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