Agosto dourado: conheça os benefícios da amamentação

Home » Dicas » Agosto dourado: conheça os benefícios da amamentação

Conhecido como Agosto Dourado, o mês marca a campanha de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.

O objetivo é incentivar a prática entre as mulheres que tiveram bebê, intensificando as campanhas em defesa do aleitamento, além de estimular a criação de bancos de leite que possam atender as mães impossibilitadas de amamentar, garantindo mais qualidade de vida às crianças nessa fase. Afinal, trata-se da principal forma de oferecer ao bebê os nutrientes necessários para a sua sobrevivência e pleno desenvolvimento.

Benefícios do aleitamento materno

Essa prática é fundamental tanto para o bebê quanto para a mãe:

Para a criança, o aleitamento fortalece os laços com a mãe; melhora da imunidade e prevenção de alergias e infecções; maximiza o estímulo e desenvolvimento da dentição, da fala e da respiração; reduz o risco de doenças e complicações infantis, como obesidade; diminui o risco de morte infantil; favorece o desenvolvimento cognitivo.

Para a mãe, a amamentação aumenta a afetividade com o filho; reduz o sangramento no pós-parto; favorece o emagrecimento; apresenta menor incidência de aparecimento de tumores nas mamas, ovários e endométrio; protege contra doenças no coração; reduz o risco de osteoporose.

Quando amamentar?

A recomendação do Ministério da Saúde é que a amamentação seja feita da primeira hora de vida (hora de ouro) até os dois anos do bebê.

O leite materno é considerado o principal alimento para bebês de até um ano de idade, sendo o único tipo de alimentação recomendado até os seis meses. Dessa forma, nesse período de amamentação exclusiva, são dispensados água, outros tipos de leite ou fórmula infantil, sucos e chás.

Após os seis meses, começa a introdução alimentar, com o objetivo de apresentar os alimentos às crianças, mas que não dispensa o leite materno.

Hora de ouro

A oferta do seio na primeira hora de vida do bebê, com contato pele a pele, é indicada para estreitar os laços entre mãe e filho, além de estimular a amamentação, aproveitando os reflexos e o estado de alerta de mãe e bebê no pós-parto imediato.

Amamentação e aleitamento

Quando a amamentação não é possível por algum motivo, como retorno da mãe ao trabalho ou afastamento do bebê por curtos períodos, o aleitamento continua sendo indicado.

Para isso, a mulher pode realizar a extração do leite (manualmente ou com auxílio de bombas) e armazenar para que sua rede de apoio ofereça ao bebê, preferencialmente, por meio de sondas de translactação ou no copinho.

Já mulheres com dificuldade na pega e no posicionamento do bebê podem procurar a ajuda de consultoras de amamentação ou bancos de leite.

Significado do laço dourado

O símbolo da campanha do Agosto Dourado é o laço. Os significados de cada parte são:

Lados do laço: refletem a mãe e o bebê, que são os principais envolvidos no sucesso da amamentação;

Cor dourada: representa a amamentação, que é o padrão ouro para a nutrição infantil;

: caracteriza o pai, familiares e demais membros da rede de apoio da mãe;

Pontas do laço: remetem ao futuro, já que o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses e a amamentação permanece por dois anos acima disso, sendo complementada por uma alimentação saudável.

ApisNutri

A ApisNutri é uma marca paranaense de produtos naturais, que distribui seus produtos para diversos estados no país.

A empresa conta com boas práticas de fabricação e iniciativas de autocontrole, assegurando a qualidade e a eficácia de seu portfólio de suplementos, nutracêuticos e alimentos funcionais.

Saiba mais aqui.

Últimas postagens

Categorias de Posts

Cadastre-se em nossa Newsletter

Encontre os melhores produtos em nossa loja virtual

Gostou do nosso post? Compartilhe em suas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email
Print