A importância da caminhada para manter os níveis de colesterol

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Os níveis elevados de colesterol no sangue aumentam as chances de desenvolver várias doenças graves como: aterosclerose (endurecimento e espessamento das paredes das artérias), doença isquêmica do coração (diminuição do fornecimento de sangue para o músculo cardíaco), infarto agudo do miocárdio (infartos) e Acidente Vascular Cerebral (derrame).

A boa notícia é que existem formas de equilibrar as gorduras presentes no seu sangue, antes de ser necessário apelar para as medicações. Um desses meios é a caminhada, que propicia inúmeros benefícios ao organismo, entre eles manter o nível do colesterol adequado e prevenir doenças.

Colesterol Total

O que geralmente chamamos colesterol, na verdade, é um conjunto de três substâncias presentes em nosso sangue que estão relacionadas com o transporte de triglicerídeos (gorduras).

Esses três componentes devem estar em equilíbrio entre eles, apresentando as quantidades adequadas para que o corpo funcione de forma saudável e evitando as doenças já mencionadas.

Quando o colesterol total está muito elevado também é um problema, mesmo que as outras substâncias estejam equilibradas entre si. Nesse caso, o HDL ou colesterol bom, sofre efeito inverso apresentando uma quantidade menor do que a necessária.

Colesterol LDL

A lipoproteína de baixa densidade, popularmente conhecida como colesterol ruim, transporta as gorduras para o sangue, consequentemente deve ter sua quantidade diminuída a um valor máximo.

Colesterol VLDL

A lipoproteína de muito baixa densidade não tem um nome popular, pois não é tão conhecida pelas pessoas em geral. Por atuar da mesma maneira que o LDL, também acaba sendo entendida como colesterol ruim. Em relação à quantidade adequada, também se assemelha ao LDL.

Colesterol HDL

A lipoproteína de alta densidade (também conhecida como colesterol bom), tem função oposta ao colesterol ruim, responsável por retirar as gorduras da corrente sanguínea. Com isso já podemos perceber que ter níveis elevados dessa substância no sangue é indispensável para não acumular gordura e evitar o desenvolvimento de doenças como a aterosclerose.

Caminhada para aumentar o colesterol bom

Apesar de não existir nenhuma comprovação de que as atividades físicas aeróbicas consigam ajudar a diminuir os níveis de colesterol total, essa ainda é uma das principais formas de adequar ou manter os seus níveis equilibrados. Isso porque, é a melhor forma de manter o HDL em sua quantidade ideal.

Dessa forma é imprescindível utilizar essa ferramenta aliada a outras mudanças no estilo de vida, que serão responsáveis por adequar a quantidade dos outros tipos de colesterol.

Existem vários exercícios aeróbicos, mas vamos apresentar a caminhada que é um exercício simples, demonstrando que se cuidar não precisa ser um bicho de sete cabeças, também não é necessário ser um atleta para aumentar seu colesterol bom.

Critérios para eficiência da caminhada no aumento do colesterol bom

Para ter os efeitos benéficos da caminhada no controle do HDL, você deve respeitar os seguintes critérios:

  • caminhar diariamente ou no mínimo cinco vezes por semana;

  • o tempo de exercício deve ser no mínimo 30 minutos;

  • a caminhada não deve ser muito lenta.

É comum após se habituar a fazer exercícios sentirmos necessidade de aumentar a sua intensidade, sendo assim, alguns exercícios aeróbicos podem ser praticados, como: cooper, corrida e danças – por exemplo, a zumba.

Como diminuir o colesterol ruim

Apenas aumentar o colesterol bom não é o suficiente para estar saudável, também é necessário baixar a quantidade do colesterol ruim e consequentemente do colesterol total. Existem outras mudanças no estilo de vida que devem ser feitas em conjunto com a caminhada, são elas: alimentação equilibrada principalmente em relação aos carboidratos e gorduras, diminuir consumo de álcool e controle de peso.

Suplementos

O Ômega 3, aliado a uma alimentação equilibrada, auxilia a diminuir a quantidade de gorduras no sangue e prevenir doenças. Sabendo que pode ser difícil incluir as fontes de Ômega – como o salmão, por exemplo – no dia a dia, a ApisNutri disponibiliza o Ômega 3 em cápsulas de 1000 mg com 540 mg de EPA e 360 mg de DHA na porção, para suplementação diária.

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