A ameixa faz bem para o intestino?

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Ter um intestino funcionando adequadamente é o sonho de muita gente que enfrenta incômodos, dores e inchaços abdominais com frequência. Muitas vezes, essa situação pode ser resolvida com a inclusão de alguns alimentos que contêm fibras – o que ajuda a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, proporcionar um bom funcionamento intestinal. Um desses alimentos é a ameixa, fruta que pode ser consumida fresca ou seca, e que, assim como o mamão e a laranja, facilita o trânsito do intestino ao ser consumida regularmente.

Se você enfrenta esses problemas, é importante saber que por ser rica em fibras solúveis, que estão na polpa, e insolúveis, presentes na casca, a ameixa auxilia o trânsito das fezes também por aumentar a absorção de água no momento em que se forma o bolo fecal. Não só as fibras, mas o sorbitol, que é um adoçante natural encontrado na ameixa, é um excelente umectante e também auxilia no amolecimento das fezes, facilitando a evacuação.

Saiba também que os benefícios dessa fruta não param por aí: ela tem alto poder antioxidante e é fonte de minerais, como cálcio, magnésio e potássio, além de carboidratos e compostos bioativos, substâncias que tem propriedades benéficas para a saúde, protegendo contra doenças cardiovasculares e pulmonares, ajudando a baixar o colesterol, controlando a glicemia, melhorando a saúde dos ossos e prevenindo a anemia e o câncer.

O consumo de ameixa só traz vantagens para as pessoas que têm constipação intestinal, distúrbio mais conhecido por prisão de ventre ou intestino preso. Causada principalmente por uma dieta pobre em fibras, aliada ao consumo de alimentos industrializados, a prisão de ventre não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no intestino e geralmente é combatida com mudanças na escolha do que levar à mesa no dia a dia.

Consumo diário de ameixa

Nutricionistas defendem que a melhor maneira de consumir a ameixa é na versão in natura, fresca, mas a desidratada é muito bem aceita e também oferece muitos benefícios para a saúde em geral. A orientação para colher esses benefícios é consumir duas a três ameixas secas e uma fresca por dia.

Se você prioriza sua saúde e procura meios para facilitar o bem-estar intestinal, o caminho é focar na sua rotina alimentar, e a ameixa preta, mais popular no Brasil, tem se mostrado uma excelente opção, tanto na versão seca como in natura, oferecendo uma série de possibilidades de ser aproveitada em combinações para as refeições, como, por exemplo, com iogurte e leite, e até em receitas de sobremesas.

Há várias combinações para aproveitar as vantagens dessa fruta versátil e saborosa, que pode ser consumida com aveia ou granola no café da manhã ou transformada em suco (com maçã e limão ou morango e laranja), vitamina com leite ou geleia.

A versão seca também oferece opções. Pode ser usada, por exemplo, para fazer um chá. Basta colocar três ameixas secas e uma xícara de água em uma panela, deixar ferver por cerca de seis minutos e beber durante o dia. Outra maneira bastante utilizada é a água de ameixa, que deve ser tomada em jejum e pode ser feita assim: na noite anterior, coloque cerca de cinco ameixas secas picadas em uma xícara de água e cubra, para deixar repousar por toda a noite. Pela manhã, tome apenas a água. A ameixa pode ser reutilizada em outra receita.

Suplemento

Os suplementos têm sido uma excelente alternativa para o consumo de fibras. Um deles é o Lactulose da ApisNutri, suplemento alimentar em solução que contribui para o funcionamento natural e fisiológico dos intestinos, deixando o bolo fecal mais hidratado e facilitando a evacuação.

O Lactulose Apisnutri tem aroma de ameixa preta e não contém corantes, podendo ser utilizado por crianças, gestantes, lactantes e adultos.

Clique aqui e saiba mais.

Por Denise Vilar

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